Atribuição de Medalha de Mérito Desportivo pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto

👉 O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, entregou esta manhã, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo ao Padroense FC, na pessoa do Presidente Germano Pinho, em homenagem ao percurso centenário do Clube.
👉 A cerimónia decorreu no relvado do Estádio, onde vários atletas pululavam e treinavam na manhã solarenga e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos Luísa Salgueiro, do Presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, do Presidente da União de Freguesias de Custóias, Guifões e Leça do Balio, Pedro Gonçalves, do Administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, dos Presidentes das A.F. Porto e da Associação de Andebol do Porto, José Neves e Paulo Martins, do Diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias e ainda pelo representante da Federação Portuguesa de Futebol, Helder Postiga.
👉 Ao longo destes 100 anos de história são muitas as memórias e o crescimento marcado por conquistas, evoluções e dedicação. Além do futebol e andebol, existentes na atualidade, foram muitas outras as modalidades onde o Clube se destacou ao longo da sua história, como o voleibol, o ciclismo, o ténis de mesa, boxe, pesca desportiva, além da secção de teatro e cultura.
👉 Dos vários momentos marcantes da vida histórica do Clube destaca-se o grande sucesso na época em 2010/11, quando, na II Divisão Nacional, competiu na zona centro, defrontando o Tondela, Boavista e Espinho, entre outras grandes equipas, culminando como campeões da zona centro, num percurso absolutamente heroico do Padroense. Outra das conquistas importantes foi o feito da equipa júnior do clube, na época 2015/2016, quando o Padroense atingiu o campeonato Nacional de Juniores A.
👉 O Padroense afirma-se como uma instituição de referência ao nível da formação de atletas e o único clube do país sem estrutura profissional, com cinco estrelas no seu currículo, por quatro épocas consecutivas. É ainda, num país com mais de mil clubes, o décimo com mais atletas federados a nível nacional e o segundo da Associação de Futebol do Porto. Em 2020, foi-lhe atribuído o certificado de Bandeira de Ética, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
👉 Consciente do valor desportivo desta instituição, a Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu-lhe, em 2004, a medalha de mérito desportivo (dourada).
📸 Viana de Amorim